Tudo sobre lei trabalhista, direito do trabalho, CLT, FGTS, Seguro-Desemprego, abono salarial, férias, 13º salário, carteira de trabalho e direitos do empregado…
O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é considerada legalmente uma inscrição feita na Receita Federal cujo objetivo é identificar cidadãos a nível tributário, ou seja, brasileiros que possuem vida econômica ativa, com empregos, rendimentos, contas bancárias, acesso a crédito, entre outras situações. Cada número de CPF único, definitivo, pessoal e instransferível.
Todos os brasileiros podem se inscrever para obter o Cadastro de Pessoa Física, e não há limite de idade para fazer a solicitação do CPF. Estrangeiros também podem obter um CPF, mesmo morando no exterior. Pessoas falecidas com bens prestes a passar por inventário legal e que porventura não tinham cadastro em vida também precisam ter um número de CPF, que é solicitado por parentes, cônjuges ou sucessores.
A inscrição no CPF é obrigatória em alguns casos, a saber:
Para solicitar o CPF, é preciso levar alguns documentos de acordo com cada caso.
Somente o próprio interessado ou seu representante legal devidamente documentado, no caso de menores de 16 anos e tutelados, poderão solicitar o CPF. Se antigamente era preciso se locomover a uma unidade de atendimento da Receita Federal para tirar o CPF, hoje apenas nos casos de registros de pessoas falecidas ou residentes no exterior isso é obrigatório.
Veja abaixo os locais onde a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas pode ser feito.
Quando o CPF for feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, confira os dados. Se houver algum erro de grafia no nome ou na data de nascimento, a pessoa tem um prazo de 90 dias a contar da data de inscrição para fazer a correção de graça. Caso contrário, nova taxa será cobrada.
Categorias: Perguntas e Respostas